NÚCLEO BENFIQUISTA DA IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA


terça-feira, 22 de junho de 2010

Rescaldo da época em Hóquei em Patins

Taça de Portugal

Ganhámos a Taça. É nossa. Na final-four jogada este fim-de-semana em paço de Arcos o Benfica ganhou categoricamente os jogos ante o HC Braga e a Física.
Na meia-final, com o HC Braga, a primeira parte foi de domínio absoluto do Benfica ainda que o resultado ao intervalo fosse escasso, ganhávamos por 1-0. Na segunda parte veio a goleada. O Benfica venceu com toda a justiça por 6-2 com 5 jogadores diferentes a marcarem os golos.
Na final, com a Física de Torres Vedras, mais uma vez o Benfica foi dominador e demolidor. Os manos Rafael foram protagonistas com Tiago, o mais velho, a marcar por quatro vezes e Diogo a apontar o segundo golo da partida. Ricardo Pereira foi o marcador do outro golo que fixou o resultado final de 6-1 para o Benfica e consequente conquista da Taça de Portugal.
Uma justa conquista para uma equipa que foi muito mal tratada pela federação de patinagem e que já há oito anos não conquistava nada.


Histórico de Taças de Portugal
Benfica – 13
Porto – 13
Óquei Barcelos – 4
Sporting – 4

Campeonato Nacional

Lamentável! Uma equipa que se diz candidata ao título e a quebrar a hegemonia do Porto na última década não pode quebrar quando algo corre mal e afundar-se irremediavelmente na tabela classificativa. Na primeira metade da época ombreámos com o Porto na luta pelo primeiro lugar. Na luz, empatámos 2-2 num jogo em que o Benfica mostrou a sua qualidade e que não ganhou apenas por pouca sorte. Quando, na segunda volta, fomos jogar ao Porto já íamos numa situação desconfortável na classificação mas, ainda assim, uma vitória recolocava-nos na luta pelo título. Perdemos e a partir daí foi só cair até acabar o campeonato no quinto lugar!
A esta classificação não está alheio o comportamento deplorável dos dirigentes da federação de patinagem ao ponto do Benfica estar a considerar abandonar a modalidade. Por ter usado o jogador Caio no jogo contra o Juventude de Viana da segunda jornada, o Benfica foi penalizado com uma derrota por 10-0. Este jogador estava castigado mas cumpriu os dois jogos de castigo e numa decisão em conformidade com interesses anti-benfiquistas foram retirados pontos ao Benfica pondo em causa a luta pelo título. Na devida hora o Benfica reagiu em comunicado.

Classificação do Campeonato 2009-10
1º - 68 pontos – Porto
2º - 54 pontos – Juventude Viana
3º - 51 pontos – Oliveirense
4º - 49 pontos – Candelária
5º - 44 pontos – Benfica
6º - 42 pontos - Física

Histórico do Campeonato Nacional
Benfica – 20
Porto – 19
Paço de Arcos – 8
Sporting – 7
HC Sintra – 4
Óquei Barcelos – 3

Taça CERS

Com todo o mérito, o Benfica atingiu a final-four desta competição europeia e não se esperava um fim-de-semana fácil na medida em que iria encontrar três fortes equipas espanholas com o mesmo objectivo. Inicialmente, numa decisão incompreensível, a organização da prova foi marcada para Torres Novas quando a outra candidatura existente era a do Benfica que tem já experiência de grandes organizações e com imenso sucesso. Depois, no jogo da meia-final com o Pati Blanes, a arbitragem foi muito criticada tanto pelos atletas benfiquistas como pelo nosso treinador Luís Sénica. Também o piso foi uma vantagem para os hoquistas espanhóis que dele tiraram partido para ganhar a partida. O Benfica conseguiu estar sempre por cima dos espanhóis estando por duas vezes em vantagem mas o empate surgiu no fim e o jogo foi para prolongamento. No fim acabemos por perder 3-2 com um golo de ouro. O sonho de voltar a conquistar uma competição europeia acabou mas na próxima época teremos uma equipa ainda mais competitiva para atacar a Europa e o título nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário