NÚCLEO BENFIQUISTA DA IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA


quinta-feira, 1 de abril de 2010

Andebol começa mal Fase Final

Campeonato Nacional

Apesar da irregularidade das exibições este ano, o Benfica conseguiu chegar ao fim da fase regular em 2º lugar. Noutros anos, com play-off, seria mais vantajoso, este ano, com fase final em formato de todos contra todos e metade dos pontos, ainda temos que recuperar 5 pontos em 10 jogos para virmos a ser novamente campeões.

Este fim-de-semana teve lugar a 1º jornada da fase final e seria importante para o Benfica ganhar e pressionar o Porto que vinha a Lisboa jogar com o Belenenses. Perdemos por um golo com o Madeira SAD mas a história do jogo ficou entregue à dupla de arbitragem que foi ao pavilhão da Luz impedir que o Benfica abrisse a fase final com uma vitória. Impedir é o termo correcto tal foi o roubo que presenciámos! Estive no pavilhão e nem queria acreditar no que estava a ver. Como habitual, jogo passivo é algo que as equipas que jogam com o Benfica não fazem (!) e as faltas para livre de 7 metros foram quase exclusivas de jogadores encarnados (!) enquanto do outro lado podia-se defender dentro da área que o critério era outro (!), isto para não falar dos critérios disciplinares, anedóticos! Já sabemos que o Andebol padece de regras muito subjectivas que dão poder demasiado discricionário ao árbitros mas o que se passa no campeonato português é puro roubo. Não conseguimos fazer um jogo limpo! Temos sempre que enfrentar os nossos adversários bem como as complicações que nos são colocadas pelos árbitros e agora que chegámos à fase final já foi dado o sinal que este campeonato não é para nós, por muito que sejamos os melhores dentro do campo.

Classificação da Fase Regular:
1º - 61 pontos – Porto
2º - 54 pontos – Benfica
3º - 53 pontos – Madeira SAD
4º - 52 pontos – ABC
5º - 50 pontos – Sporting
6º - 49 pontos – Belenenses

Classificação da Fase Final:
1º - 31 pontos – Porto
2º - 27 pontos – Benfica
3º - 27 pontos – Madeira SAD
4º - 26 pontos – ABC
5º - 25 pontos – Sporting
6º - 25 pontos – Belenenses

Com o Benfica 24-25 Madeira SAD e o Belenenses 29-23 Porto da 1º jornada vem:
1º - 32 pontos – Porto
2º - 30 pontos – Madeira SAD
3º - 28 pontos – Benfica
4º - 28 pontos – Belenenses
5º - 26 pontos – ABC
6º - 25 pontos – Sporting

Competições Europeias – Taça EHF

O Benfica participou este ano na Taça EHF e chegou aos quartos de final sempre com prestações muito bem conseguidas mas o sorteio não foi de feição e ditou que teríamos que enfrentar uma poderosa equipa alemã. O campeonato alemão é o mais forte do mundo e ao Benfica tocou uma das equipas mais fortes com internacionais alemães e de outras nacionalidades importantes do mundo andebolístico. O TBV Lemgo foi já campeão da Alemanha em 2003 e ganhou a Taça EHF em 2006. Apesar de tudo isto o Benfica espantou o mundo ao obter a sua primeira vitória em terras alemãs, 27-30 foi o resultado da 1ª mão, mas a 2ª mão foi bem diferente. Na Luz pude ver a diferença que existe entre as duas equipas! Apesar dum jogo mal conseguido pelo Benfica, 18-31 é um resultado muito expressivo e marca bem a qualidade do nosso adversário. Foi uma excelente oportunidade para ver jogadores como Martin Galia, Michael Kraus, Holger Glandorf e o espectacular Florian Kehrmann em acção e conseguir uns autógrafos! O Benfica tem que manter o nível elevado em Portugal para continuar a participar nas competições e chegar longe para defrontar adversários com grande qualidade e assim ganhar experiência e valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário