NÚCLEO BENFIQUISTA DA IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA


segunda-feira, 3 de maio de 2010

Liga Sagres - 29ª Jornada

Será surreal o que acontece no futebol português? Só para quem não o conhece nos últimos trinta anos! Este fim-de-semana foi paradigmático desse período. A começar pelo apedrejamento ao autocarro que transportava os jogadores do Benfica em plena auto-estrada que valeu ferimentos nos jogadores Pablo Aimar e Allan Kardec bem como a um batedor da polícia. Agressões a mulheres e crianças feitas nas imediações do estádio do Porto. Arremesso de bolas de golfe para o campo atingindo Jorge Jesus na face (durante o jogo!) e Luisão no acesso ao túnel no intervalo. A tudo isto o responsável da PSP respondeu dizendo que tudo tinha corrido pelo melhor (não deve ter visto o vidro frontal do autocarro do Benfica estilhaçado). O comportamento da polícia tem sido vergonhoso (quem não se lembra da final da Taça da Liga?) mas o que se passou ontem excedeu todos os limites no que respeita a tentar branquear as manifestações primitivas e animalescas dos adeptos do clube condenado por corrupção.

E por falar em corrupção, falemos da arbitragem do internacional Olegário Benquerença. Carreira feita às custas do Benfica (lembrem-se que invalidou um golo ao Benfica quando Baia tirou a bola dois metros dentro da baliza, fora as outras atrocidades no mesmo jogo), foi escolhido a dedo para mais uma vez impedir o óbvio, a vitória do Benfica. Como se roubar dois penáltis (claros, sem margem de discussão!) não chegasse, este artista amarelou tudo o que via de encarnado pela frente, nomeadamente, os três primeiros amarelos a três jogadores que ficam impedidos de defrontar o Rio Ave na última jornada. Javi Garcia e Fábio Coentrão pelas primeiras faltas que fizeram longe de serem puníveis com cartão mas mais escandaloso o amarelo a DiMaria por ter sido agredido por dois jogadores do Porto! Mas mais, Weldon vê-lhe sancionado um fora de jogo quando recebe a bola dentro da área do Porto dois ou mais metros antes do penúltimo defesa e Farías vem de fora de jogo para marcar o segundo golo do Porto! Quem se queixa do segundo amarelo a Fucile por simulação dentro área esquece-se que, bem aplicada esta regra, deveria ter tido seguimento nas simulações de Fernando e Belushi na área do Benfica. E que dizer dos três lances de contra-ataque cortados para marcar faltas anteriores, beneficiando claramente o infractor e sem mostrar cartões amarelos a quem fez a falta? Pura falta de vergonha na cara deste árbitro.

O Benfica tem feito a melhor época dos últimos trinta anos mas só vai conseguir garantir o título de campeão na última jornada e por isso é responsável o Braga, ou melhor, todos os que têm levado o Braga ao colo, em braços, até arrastado de forma a ter a pontuação que tem. Se o Porto jogasse o que o Benfica joga já era campeão há cinco ou seis jornadas como o foi desta forma muitas vezes nos últimos quinze anos. E assim os estádios vão tendo cada vez menos pessoas. De salientar que só para ver o Benfica conseguiram encher o estádio do Porto este ano!

Quanto ao jogo jogado foi possível ver a maior capacidade dos jogadores benfiquistas que trocavam a bola no meio campo deixando os adversários a correr atrás como um cão atrás dum carro. Os ataques do Porto eram conseguidos na força e na vontade de jogadores amassados psicologicamente por um época mal conseguida. Talvez o empate fosse o resultado mais justo ao intervalo, justiça essa que foi reposta com o golo de Luisão. Depois veio o golo em fora de jogo de Farías e alguma incapacidade do Benfica de ultrapassar... Olegário! Parabéns a Belushi, não pela boa exibição, que não a fez, mas pelo belo golo que conseguiu e que já tinha tentado com um remate à barra da baliza de Quim.

Ainda uma última referência a Jesualdo Ferreira, um homem que antes de chegar à Sicília portuguesa nunca tinha ganho nada. As suas recorrentes declarações delirantes falando de injustiças arbitrais são prova das suas inseguranças provenientes da consciência que tem das suas inferiores capacidades como treinador. Nunca este homem (o h em minúscula adequa-se) teve um discurso tão revoltado, talvez seja por não fazer parte dos planos ods responsáveis do seu clube para a próxima época que, apesar de ele lhes ter “dado” três campeonatos, sabem que o mérito nas vitórias não é em grande parte seu.


Watch Highlights in Sports  |  View More Free Videos Online at Veoh.com

3 comentários:

  1. A viagem dos adeptos que foram ver o NOSSO BENFICA também foi varias vezes apedrejada a chegada e saída do porto...mas mesmo assim la estarei sempre a teu lado para te apoiar AMO-TE BENFICA

    ResponderExcluir
  2. Discordo plenamente, o Arbitro tem feito carreira notável.
    É realmente difícil fazer o que ele faz, ora vejamos:
    - Ser corrupto e não ser completamente descarado; (um lance estratégico aqui e ali, nos resumos do ano que vem o só mostram os golos);
    - Ajudar o FCP a ganhar o jogo;
    - Forçar o SLB a ficar sem 3 jogadores para o jogo seguinte;
    - Expulsar um jogador do FCP e conseguir que isso não influencie o resultado.

    ResponderExcluir
  3. Já não acredito na isenção dos campeonatos em Portugal há muitos anos. Se este tivesse sido um campeonato completamente isento o Porto estaria no fim muito perto do Sporting e o Braga, que fez um excelente 1ª volta, teria acabado o campeonato a mais de 15 pontos do Benfica! Consequência: de ter os jogadores cansados o Benfica perdeu em Liverpool e acaba por não resolver o título antes da última jornada!
    Lembro que nos anos em que o Porto ganhou provas europeias o capeonato estava controlado cerca de 2 ou 3 meses antes de acabar... controlado pelas arbitragens!

    ResponderExcluir